Ontem (07) aconteceu em Chopinzinho a Feira da Cultura Indígena. Funcionando no local da Feira da AMR, a oportunidade serviu para fortalecer a produção da comunidade indígena e mostrar a toda população os produtos produzidos pelos indígenas Guarani e Kaingang de Chopinzinho. Cerca de 10 expositores participaram da Feira.
O evento foi organizado pela Secretaria de Assistência Social e equipe volante do CRAS. A Feira já aconteceu em outras oportunidades e surgiu pela necessidade levantada nos encontros do PAIF – Programa de Atenção Integral à Família, quando os próprios indígenas comentaram sobre a necessidade de mais espaços para exporem seus trabalhos. “Devido a grande população indígena do Município, buscamos a valorização da e apresentar os trabalhos que as famílias desenvolvem”, explica a Secretária de Assistência Social.
Os produtos da Feira são confeccionados pelos indígenas, com material encontrado dentro da Reserva. Foram expostos, balaios, filtros, pulseiras, flechas e chocalhos, dentre outros. Delair Barbosa, artesã que participou da Feira, conta que a oportunidade de mostrar seu artesanato deu muita alegria a todos eles. “Vemos pessoas que não dão valor aos índios, e a Feira é uma chance de expormos nosso trabalho. Também, as vendas complementam a renda das famílias”, conta.