O município de Chopinzinho foi habilitado para receber a complementação -VAAR (Valor Aluno Ano por Resultados) para vigência no exercício de 2024. Receber a complementação VAAR significa que a Rede Municipal de Ensino de Chopinzinho cumpriu as condicionalidades exigidas pela LEI nº 14.113, de 25 de dezembro de 2020, que regulamentou o novo FUNDEB e apresentou melhoria dos indicadores na qualidade do ensino ofertado.
O valor total a ser recebido pelo município será de R$ 520.877,71 no período de janeiro/2024 até janeiro/2025).
Os resultados obtidos pelos estudantes avaliados comprovaram um avanço na qualidade do ensino e as informações prestadas comprovaram a diminuição das desigualdades educacionais socioeconômicas e raciais. Houve diminuição dos índices de evasão escolar e reprovação, evolução do nível de equidade na aprendizagem dos estudantes com defasagem e/ou deficiência, ou seja, o município vem desenvolvendo um processo educativo para todas as crianças, buscando o sucesso escolar de cada uma delas, de acordo com a sua especificidade.
A Secretária de Educação, Mari Lucia Lazarotto, falou sobre a importância da atuação das diversas frentes envolvidas nesse processo. "O resultado dessa evolução é fruto da dedicação dos professores que estão diariamente desenvolvendo seu trabalho com responsabilidade e profissionalismo para que cada criança aprenda. Nosso resultado também representa o apoio e a parceria que recebemos da Administração Municipal, que não mede esforços pela educação de Chopinzinho, bem como dos pais dos nossos alunos, que acreditam numa escola pública de qualidade e que zelam pela frequência escolar e pelos momentos de estudo", completou Mari Lucia, Secretária de Educação.